Sincronicidade

Sincronicidade



Por vezes temos a impressão de que alguns acontecimentos aparentemente diversos trazem uma sequência de coincidências significativas para nós.


A essa ocorrência chamamos sincronicidade.


É um termo definido pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, criador da Psicologia Analítica. Segundo ele, alguns eventos sem uma causa comum, podem estar ligados entre si pelo mesmo significado. Ou seja, existem coincidências sem explicação entre elas, mas que significam algo para a pessoa e lhe chamam a atenção.

Para os místicos a sincronicidade é chamada de sinais, situações externas que têm relação com nosso íntimo. À medida que nos entregamos a nós mesmos, desenvolvemos esta percepção. Aprendemos a ver em nosso cotidiano sinais que nossa consciência profunda nos emite, nos apontando o que está ocorrendo internamente e auxiliando a fazermos escolhas mais alinhadas à nossa essência.



Um exemplo de sincronicidade aconteceu comigo durante a escrita destes textos. Considero importante descrevê-lo aqui, pois é uma forma de linguagem profunda que me auxilia muito em meu caminho pessoal.




Em junho de 2013, após escrever o texto O Saber Interno que falava sobre o que está além do que vemos e aprendemos, ao fechar o caderno onde escrevia, caiu uma folha que estava dobrada dentro dele. Nela estava o poema Além que havia escrito em dezembro de 2012.


Para minha surpresa, ambos abordavam o mesmo assunto, o fato de que somos muito mais que a presença material e racional. A sincronicidade se manifestou naquele momento, na aparente coincidência dos dois textos que apresento a seguir.


Os sinais são sutis, permaneça atento.


Andréa Nunes

Colunista da Sociedade das Marias


Texto do livro Meu Aliado – Uma jornada para o autoconhecimento, pág. 213

Obra registrada. Esta reprodução foi autorizada pela autora.

Para adquirir o livro basta acessar o link https://www.instagram.com/meualiado/

Que tal escrever para o Blog das Marias ou anunciar aqui?

Entre em contato conosco e saiba mais: (11) 9 9335-0525



0 visualização
NOSSO TELEFONE

(11) 99335-0525| (11) 97444-5908

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h às 17h.

INSCREVA-SE AQUI
LINKS ÚTEIS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 Sociedade das Marias