Filho / Filha! Já arrumou seu quarto?

Filho / Filha! Já arrumou seu quarto?



É sabido que as crianças aprendem mais com nossos exemplos que com nossas palavras. Sermos organizados com nossas coisas particulares (roupas, calçados, papelada, acessórios e coisinhas em geral), com nossa rotina (horários, ações, metas, compromissos), com nossas ideias e estudos (mente organizada e argumentos bem estruturados, leituras, pesquisas), com nossa alimentação e hábitos saudáveis (compras e preparo de refeições, exercícios físicos, lazer, descanso) e com tudo mais que possa ser organizado, nos fará exemplos de sucesso para nossos pequenos aprendizes. Pense o contrário disso e seremos exemplos de vida desestruturada e desgovernada no geral.


Depositamos nas crianças o futuro ideal para a humanidade. São elas que vão transformar o caos de agora no amanhã belo e saudável. Será? Esquecemos que as crianças de amanhã estão vivendo no hoje. E veja os exemplos atuais: altos índices de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, consumo exagerado, consumo sem consciência ecológica, pessoas sempre atrasadas, ocupadas, sem tempo de qualidade, cansadas, desmotivadas, descuidadas, desleixadas, com doenças sérias já muito jovens, se alimentando mal e colocando a felicidade em coisas ao invés de experiências. É isso, e muito mais, que as crianças estão aprendendo conosco, hoje.


O hábito da organização vem dar uma desacelerada nessa onda de desequilíbrio do ser humano, o qual necessita ter uma vida produtiva (estudar, trabalhar) e uma vida social (família, casa, amigos, lazer, saúde). Quando ensinamos as crianças que ser uma pessoa organizada é, acima de tudo, cuidar primordialmente de seu bem-estar e que isso influenciará a sua vida em todos os aspectos, ela aprenderá que o controle de sua vida é responsabilidade dela e que é preciso tomar consciência disso tudo logo cedo.


Não estou falando aqui de arrumar o quarto ou a mesa de estudos, não apenas isso. Primeiro: seja exemplo! Antes de pedir para que seu filho ou sua filha arrume o quarto, você é ou está tentando ser mais organizado com suas coisas? Ele só vai entender os benefícios se você os mostrar com seus hábitos.



Segundo: ensine aos seus filhos que eles podem exercitar a mente brilhante e incansável deles planejando seu dia, a sua rotina. Só isso e ele já vai captar a ideia. Daí em diante, o leque se abrirá. Eles vão começar a entender que para se ter mais tempo para o lazer, precisa se dedicar com qualidade às outras tarefas. Precisa encaixar sua rotina nas 24 horas do dia. E sua rotina precisa sim ter lá um item chamado “organizar o quarto: arrumar a cama, guardar os calçados, colocar a roupa suja no cesto, guardar livros e brinquedos...”, do contrário, coisas se acumularão, haverá estresse, desentendimentos, notas baixas e queda na performance no geral.


Mostre à sua criança que quando se é uma pessoa organizada, temos o controle da nossa vida, dos nossos planos e sabemos exatamente onde precisamos atuar com mais dedicação. Mostre a essa pessoinha linda que a desorganização leva à distração e perda de foco.

Começa pelo quarto, mas não se limite a ele. Vai para a vida.

E uma criança que usufrui dos benefícios da organização será um adulto também organizado e com controle de sua vida, com visão de qualidade sobre o consumo, não a quantidade, com hábitos saudáveis em todos os aspectos.


Será um adulto que dedica seu tempo com qualidade para a família, amigos e para si. Será um adulto com menos disposição aos males do apego e do desequilíbrio emocional. Será um adulto menos suscetível aos males da mente como depressão e ansiedade.


E então, vamos investir no futuro adulto organizado?


Um grande abraço!


Fabi Cavalcante

Colunista da Sociedade das Marias


Que tal escrever para o Blog das Marias ou anunciar aqui?

Entre em contato conosco e saiba mais: (11) 9 9335-0525



0 visualização
NOSSO TELEFONE

(11) 99335-0525| (11) 97444-5908

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h às 17h.

INSCREVA-SE AQUI
LINKS ÚTEIS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 Sociedade das Marias