Desemprego atinge 13 milhões no Brasil: como resolver?

Desemprego atinge 13 milhões no Brasil: como resolver?


"As eleições de 2018 já estão batendo em nossa porta e aí eu me pergunto: quais são os desafios para o próximo presidente com relação ao desemprego no Brasil?


Já somamos em mais de 13 milhões de desempregados em nosso país, segundo dados oficiais. É fato que precisamos retomar a estabilidade econômica e a tarefa não será fácil, pois também depende da recuperação do mercado de trabalho e este responde por três quartos da renda do país.


A educação pública pode e deve ser a política mais eficaz contra a desigualdade, além de dar mais ênfase na igualdade das oportunidades - esta é uma questão central para o crescimento da produtividade do Brasil. Investir na educação traz grandes retornos econômicos e sociais para o país, além de gerar, habilidades para o indivíduo que seriam aproveitadas tanto por ele quanto por outros ao seu redor.


A qualidade do ensino, um dos fatores que mais contribuem para o crescimento econômico é baixa e está estagnada. As mudanças tecnológicas já estão implicando em novas formas de produção e assim novos trabalhos irão surgir e a defasagem de conhecimento tende a expulsar do mercado muitos profissionais no meio da carreira. Portanto, são necessárias medidas para fomentar o treinamento continuado ou o aprendizado para novas tarefas que vão aparecer.


Mais uma sugestão ao futuro presidente é que devemos dar uma segunda chance aos mais experientes, pois é crescente o número de pessoas que chegam aos 60 anos aptas a continuar trabalhando e são desconsideradas do ambiente corporativo. Uma pesquisa da FGV com a plataforma Aging Free revelou que 75% das empresas não têm políticas voltadas para a contratação de trabalhadores mais maduros no Brasil. Isso pode acarretar graves problemas e é mais do que necessário avançar em programas para reter esses profissionais.


São inúmeras as medidas que o mais novo líder precisa realizar com relação ao crescente número de desempregos em nosso país. Vale destacar uma super reforma tributária com relação ao trabalho, além de incentivar a inovação e o empreendedorismo, pois são grandes geradoras de emprego.


A burocracia do Brasil é fatal, portanto,

mais um grande combate a ser solucionado!


Vamos desburocratizar, pois temos um enorme potencial para crescer de maneira sustentável, construindo capacidade política para alavancar o investimento público e privado; animando o desenvolvimento industrial; entre tantas outras grandes oportunidades. Há um caminho para crescer com a geração de emprego e o desenvolvimento do país."


Texto de Sofia Esteves, Presidente do Conselho no Grupo Cia de Talentos.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/desemprego-atinge-13-milh%C3%B5es-brasil-como-resolver-sofia-esteves/


0 visualização
NOSSO TELEFONE

(11) 99335-0525| (11) 97444-5908

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h às 17h.

INSCREVA-SE AQUI
LINKS ÚTEIS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 Sociedade das Marias