Deixe o outro te amar à maneira dele

Deixe o outro te amar à maneira dele



É bem possível que todos os dias você veja afirmações do tipo “Não invista no que não for recíproco”, e essa premissa é muito válida.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No âmbito das relações internacionais, por exemplo, reciprocidade acontece quando um determinado país dá e recebe direitos ou vantagens para outro país.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No amor, a reciprocidade comumente significa que o amor é correspondido.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Só que a medida dessa correspondência é um terreno ambíguo, já que todo indivíduo é único. Então, no dia a dia muita gente dá um sentido um pouco diferente à “reciprocidade”. Colocam a palavra como sinônimo da expectativa de que o outro seja exatamente como se é.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sim, porque pode ser que esse amor seja correspondido, mas de uma forma diferente da sua. ⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Não é incomum pessoas queixarem-se do "egoísmo" alheio. Sentem que apenas elas se doam nas relações (ou nas tentativas de se relacionar) e consideram-se injustiçadas por – teoricamente – darem mais amor do que recebem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E é daí que, muitas vezes, partem lamentos do tipo: "é o mínimo que eu esperava dele(a)", "faço tanto por ele(a)!", “me dediquei tanto!”... e tantas e tantas outras coisas. Todas se queixando de falta de reciprocidade, e todas carregadas de frustração.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma vez um amigo meu me contou que estava saindo com alguém e comentou que eles não estavam “na mesma”. Claro que não estavam. Ninguém nunca está na mesma.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esperamos nos relacionar com o que imaginamos do outro, e não com o que o outro é de fato. Você ama o que se mostra como você quer ou recebe o amor que vem de modo ímpar? Você está preparada(o) para ser correspondida(o) de uma maneira diferente da que idealizou?


Algumas vezes o “eu te amo” vem em forma de “eu te amo”, mas em outras, não. Pode morar no “comprei essa comida que sei que você gosta”, em “deixa que eu te ajudo com a declaração de imposto de renda”. Ou “te busco no aeroporto”, em “pega um casaco que tá frio lá fora”, em “você tem dinheiro pro táxi?”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Não dá para querer que o outro seja outra coisa senão ele mesmo. Não dá para querer cobrar que o outro seja exatamente como você, que demonstre como você, que ame como você. Para você só serve se for de uma forma?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Há sim relações nas quais não há reciprocidade, e há relações destrutivas e abusivas, e dessas é melhor pular fora. Para esses casos não há o que se ponderar. 💣

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O amor é uma aposta sem garantias, é estar aberto ao diferente, é dar amor à sua maneira, e deixar o outro te amar à maneira dele.🎈


Beijo,

Psi Liege Vieira

Colunista da Sociedade das Marias



NOSSO TELEFONE

(11) 99335-0525| (11) 97444-5908

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h às 17h.

INSCREVA-SE AQUI
LINKS ÚTEIS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 Sociedade das Marias