Capacidade de ficar só

Capacidade de ficar só



Muito se diz sobre o medo de ficar só. Algumas pessoas se submetem a circunstâncias por vezes destrutivas para não correr esse risco. Parecem lutar desesperadamente para escapar de qualquer sentimento de solidão ou de "estar só" - ainda que por alguns instantes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No entanto, o que passa despercebido é que ficar só é um passo na direção do amadurecimento. Nesse sentido, esse "estar só" não quer dizer estar solitário, não tem a ver com tristeza, abandono ou solidão, está ligado a uma capacidade de "apreciar a solidão", uma capacidade sofisticada a ser conquistada pelo indivíduo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para alguns isso é insuportável. A ideia de passar um tempo sozinho com os próprios pensamentos parece assustadora. Então tentam conduzir suas vidas a partir de estímulos externos intensos e constantes. Uma rotina frenética, barulhenta, abarrotada de compromissos e pessoas. Deus me livre ficar em casa sozinho no fim de semana. Vai saber que pensamentos aparecerão!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E esse estar só também não se refere a uma defesa patológica, como o isolamento. O isolamento sim tem um pé ali na melancolia e aí já é uma outra conversa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estar só tem a ver com sentir segurança. Com conseguir chegar perto do seu mundo interno e saber voltar. Saber que não tem a ver com abandonar ou ser abandonado. Elis Regina canta sobre isso na música “Casa no campo”, quando ela diz: “Eu quero uma casa no campo onde eu possa ficar do tamanho da paz”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A dificuldade de estar só traz algumas consequências, já que é possível que, por mais que o outro tente suprir essas necessidades, ainda assim essas pessoas se sintam insatisfeitas, solitárias e infelizes. Buscam fora algo que deveria ser encontrado em si.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Capacidade de estar só é conseguir transitar na própria solidão saudável e, quando quiser, se aproximar do outro. Tem a ver com estar bem consigo mesmo. Osho faz uma analogia interessante com isso:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“(...) É um luxo. Tente entender isso. As pessoas autênticas se amam porque é um luxo, não uma necessidade. Eles gostam de compartilhar; eles têm muita alegria, eles gostariam de derramar em outra pessoa. E eles sabem interpretar suas vidas como solistas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O flautista solista sabe curtir sua flauta sozinho. E se por acaso você encontrar um guitarrista, um solista de cordas, você vai gostar de tocar junto e criar uma harmonia entre flauta e corda. Ambos vão gostar: ambos vão derramar sua riqueza na outra pessoa “.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quão confortável você está consigo mesmo? 🎈


Beijo,

Psi Liege Vieira

Colunista da Sociedade das Marias



NOSSO TELEFONE

(11) 99335-0525| (11) 97444-5908

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h às 17h.

INSCREVA-SE AQUI
LINKS ÚTEIS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 Sociedade das Marias