Aulas começando! Já pensou em ajudar seu filho a organizar a rotina escolar?

Aulas começando! Já pensou em ajudar seu filho a organizar a rotina escolar?



Nessa época do ano é bem comum a promessa dos filhos de terem um ótimo ano escolar. Muitas vezes, foram mal no ano anterior, levaram bronca, ficaram de castigo, não ganharam no Natal o que pediram, enfim. Resultados ruins que levam a criançada e os adolescentes prometerem que no ano seguinte isso será diferente. Darão orgulho aos pais com suas notas e desempenho escolar.


Mas muitas vezes, as falhas nos estudos do ano anterior são ocasionadas pela falta de uma organização de rotina de estudos e de tantas tarefas extra curriculares que precisam realizar.


Naturalmente, as crianças e jovens não possuem habilidade master em planejamento. Eles lidam com uma grade enorme de disciplinas para estudar, ferramentas online com conteúdo e exercícios, somadas aos livros e conteúdo de sala. Alguns casos, os alunos lidam com mudanças de escola, afetando suas emoções e perspectivas.


Como sempre defendo, organização é uma palavra-chave para o sucesso em qualquer cenário. Logo, precisamos ajudar nossas crianças a se organizarem para obter os benefícios de tempo otimizado, paz e leveza no dia-dia, sensação de dever cumprido, realização pessoal, orgulho e fé em si mesmas. Isso refletirá em suas relações pessoais, metas e objetivos de vida (sim, eles já os tem!) e na qualidade da vida vivida.


E como organizar uma rotina escolar?


Darei os passos simples, somente a ideia. A complexidade dependerá de cada caso. Mas, no geral, faça o seguinte:


1. Conheça a realidade da criança/adolescente. Primordialmente, converse com ele sobre quais são as disciplinas que ele mais tem dificuldade, bem como quais ele tem facilidade. Saiba também como é o relacionamento com os professores e gestores da escola e quais são as atividades extracurriculares previstas e seus dias e horários. Para complementar as informações, busque a escola e participe das reuniões escolares.

2. Monte um plano de estudos diário, baseado nas disciplinas e nas atividades extracurriculares. Tenha em mãos os horários e datas de provas/trabalhos de cada disciplina.

3. Valide esse plano com ele. É bom que ele participe pois assim, pode futuramente ele mesmo elaborar seu planejamento. Para adolescente, deixe ele mesmo criar o plano, pois ele já possui autonomia para isso. Aí, ocorre o contrário, ele é quem vai validar o plano contigo e você o ajuda a melhorá-lo.


4. Crie um lugar, no computador ou caderno para anotar tudo, assim melhora o controle.


5. Vale usar planners prontos, planilhas, calendários, enfim. Vários são os recursos para ajudar nessa etapa. O importante é iniciar e depois incrementar e melhorar.


Conseguiu visualizar o plano de estudos? Não? Eis um exemplo de uma criança que estuda pela manhã. Acorda as 6:00 e está na escola das 7:00 às 11:30, chegando em casa às 12h para almoço.


Para uma melhor performance da rotina escolar é importante manter um ambiente organizado (quarto, material escolar, mesa de estudos) e de preferência, já deixar prontas as mochilas (escola e atividades como inglês e esportes), bem como uniforme no dia anterior.


Observe que o horário de início e fim das atividades já devem contemplar o tempo de traslado entre os locais de estudo e atividades extracurriculares. No exemplo acima, supõe-se que se leve 30 min da casa até o local da natação. Então, ele estuda até 14:30, vai para a natação, chegando as 15:00 que é o início da aula que termina às 15:45 e ele troca de roupa e volta para casa, chegando às 16:30, lancha e onde retoma os estudos às 17:00.

Agora, penso ser de extrema relevância, para uma boa rotina diária, o sono noturno com qualidade. Isso envolve, dormir 8h por dia em um quarto limpo e aconchegante. 😊


Naturalmente, as crianças e adolescentes são avessos a regras e tudo mais. Porém, tente demonstrar os benefícios dessa organização e combine com ele algumas flexibilidades.


Nem tudo precisa ser a ferro e fogo e cronometrado. Uma coisa pode compensar outra e seu olhar amoroso e cuidadoso para a vitória dele o fará estar do seu lado nessa empreitada.


Sucesso em 2020 para você e sua família! Criando crianças organizadas, o futuro tende a ser muito mais produtivo com coisas boas e o mundo só engrandece!!


Beijo,

Fabi Cavalcante

Colunista da Sociedade das Marias



0 visualização
NOSSO TELEFONE

(11) 99335-0525| (11) 97444-5908

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h às 17h.

INSCREVA-SE AQUI
LINKS ÚTEIS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 Sociedade das Marias