A rotina que mudou a minha vida!

A rotina que mudou a minha vida!


"Já ouviu falar do 5am club ou clube das 5?


O 5am club trata-se de um grupo seleto de pessoas que decidem, por conta própria, acordar às 5h da manhã. São os chamados “high achievers” ou grandes realizadores.


O clube das cinco não tem nada a ver com pessoas que são obrigadas a levantar esse horário ou até antes das 5h para conseguir chegar em seus trabalhos, pegar transporte público etc. Já passei por isso quando tinha emprego e sei bem que é uma outra história!



Grandes empreendedores como, Tim Cook (CEO da Apple), Robert Iger (da Disney), Richard Branson (da Virgin), Howard Schultz (do Starbucks) e Benjamin Franklin são alguns dos adeptos do 5am club. A ideia principal é ser produtivo e ter foco o dia todo, além de outros benefícios que já foram estudados pela Universidade Roehampton de Londres, que diz que quem acorda cedo é mais magro e feliz!


Uma ótima solução para autônomos e empreendedores ou quem entra no trabalho após as 9 da manhã!


No início de 2017 li alguns livros e estudos na internet sobre o assunto e fiquei tentada a colocar em prática já que a rotina de quem empreende em home office é bem complicada e muitas vezes nada produtiva. Mas na minha cabeça haviam vários pré-conceitos como, “não consigo dormir cedo”, “sou mais criativa no trabalho a noite”, “nunca vou conseguir acordar esse horário” e se tiver no inverno, piorou! Pensa em alguém que ama dormir? Eu!


Tentei o primeiro dia a trancos e barrancos pois não conseguia dormir cedo, fui dormir mais de meia-noite mas mesmo assim coloquei o despertador para as 5h. Foi difícil, mas como estava disposta a iniciar o desafio, levantei!


O meu marido é uma das pessoas que precisa levantar por volta das 5h para ir trabalhar, então facilitou o meu processo, mas para quem tem uma famíla onde cada um acorda um horário pode complicar um pouco mais. Neste caso sugiro uma conversa, verificando a possibilidade de implementação, e em caso negativo, talvez seja melhor ajustar o relógio para um pouco mais tarde ou tentar não acordar quem não está disposto a fazer parte do clube das cinco!


Ainda estava “noite”, um silêncio nas ruas, me troquei, tomei meu café tranquilamente, lavei a pequena louça da cozinha, peguei o carro e fui para a academia. Na volta eu me senti tão feliz, como se estivesse horas à frente do mundo. Fui tomar um banho e logo após implementei todos os passos do livro O Milagre da Manhã:

Silêncio: atividades como meditar, fazer uma oração, refletir etc.;

Afirmações: Fazer afirmações positivas para você mesma(o);

Visualização: Revisar grandes sonhos, objetivos, a pessoa que você quer ser;

Exercícios: fazer alguma atividade física (este passo eu já havia realizado logo no início da manhã);

Leitura: ler algum livro de desenvolvimento pessoal ou profissional;

Escrita: escrever pelo que você é grato, suas reflexões e pensamentos.


Foi maravilhoso, percebi que meu dia já teve um astral diferente e o foco foi maior no trabalho. Consegui terminar as tarefas antes das 19h, o que já foi um enorme progresso pois geralmente o normal era finalizar as 22h ou mais em dias de muita inspiração e criatividade. Nos outros dias consegui finalizar bem antes disso, por volta das 17h.


Pensei que seria assim por todos os demais dias até virar uma rotina, mas obviamente que a vida não é perfeita como em contos de fadas. O corpo foi ficando cansado depois de uns dias, o sono era terrível após o almoço, levantar às 5h quando o despertador tocava era uma tortura, mas seguia firme e forte afinal eu já havia contado ao meu marido sobre o “maravilhoso clube da produtividade” e não podia dar o braço a torcer que estava querendo desistir!


Mas ao chegar o fim de semana, o cansaço me venceu e dormi tudo que estava acumulado, ou seja, de volta a estaca zero. Segui acordando as 7h nos outros dias, alguns dias um pouco mais cedo e reduzi os dias de ir à academia. A rotina do Milagre da manhã já nem fazia mais, até tentei voltar a fazer algumas vezes mas logo desistia.


Acredito que isso acontece com a maior parte das pessoas que tentam seguir qualquer hábito totalmente diferente do que faziam antes.


Foi então que meses depois vendo minha produtividade e minha saúde física sendo abalada novamente, li o livro O Poder do Hábito e tudo fez sentido. Resolvi dar uma nova chance e recomeçar o 5am club, mas dessa vez aos poucos, seguindo uma rotina da manhã sem tantas regras, implementando apenas o que eu estava a fim, sem forçar a barra. E não é que deu certo?


As primeiras semanas não foram fáceis, mas depois de uns vinte dias, meu corpo acostumou e tem dias que eu levanto antes das 5h sem despertador, principalmente em dias que estou empolgada com ideias novas!


Sou do tipo de pessoa que precisa dormir pelo menos 7 a 8 horas por dia, menos que isso fico um bagaço, por isso faço quase que um “ritual noturno” antes de dormir:


  • por volta das 21h desligo as luzes fortes do apartamento e deixo somente abajures acesos;

  • tomo um banho, uso meus cremes;

  • evito ficar no celular pois a luz e a interação com as redes sociais gera ansiedade e nos desperta do efeito do sono;

  • ao deitar, coloco barulhinhos relaxantes no app do celular e agradeço em pensamento (em breve pretendo escrever em um diário de gratidão, mas ainda não consegui implementar na rotina);

  • leio algumas páginas de um livro para me dar sono;

  • e durmo no máximo às 22h.


Hoje em dia a minha rotina da manhã é bem tranquila, não implemento todos os passos do livro O Milagre da Manhã, pois estava consumindo um tempo grande e a proposta do 5am club é ser produtivo, certo? Na maior parte dos dias minha rotina está sendo assim:


  • levanto por volta das 5h (e se der vontade de ficar um pouco a mais na cama, não fico me sentindo culpada);

  • medito em torno de 10 a 15 minutos pelo app Insight Timer (geralmente escolho meditações que já incluem as afirmações e o método de visualização assim agilizo meu tempo);

  • tomo um café da manhã saudável (comida de verdade, ovos e frutas por exemplo, pois me deixam com mais energia e saúde);

  • leio um capítulo de um livro (dou preferência aos de desenvolvimento pessoal ou relacionados à minha área de atuação profissional);

  • coloco minha roupa de ginástica;

  • me exercito (hoje em dia malho na academia do prédio mesmo e alguns dias em casa usando aplicativos ou YouTube. Meu bolso agradece já que não tenho que pagar mensalidade e gasolina, sem contar o tempo de locomoção de carro.);

  • enquanto me exercito, ouço Podcasts, aproveito o tempo ouvindo conteúdos que agreguem à minha vida, gosto de alguns para aprender inglês ou sobre empreendedorismo.

Aos finais de semana deixo livre e não coloco despertador. Muitas vezes temos compromissos que terminam mais tarde e não dá para dormir tão cedo, mas como meu corpo está acostumado, geralmente acordo cedo por volta das 7h no máximo e consigo ter tempo para pedalar, caminhar em parques arborizados e respirar um pouco de ar puro, algo bem difícil em uma metrópole caótica como São Paulo!


Hoje em dia me sinto muito mais produtiva no trabalho e até nas tarefas da casa, com foco e sem distrações. Antes eu perdia muito tempo com maus hábitos, um deles era o vício em redes sociais, hoje em dia melhorei demais em pontos como este. Sigo somente perfis que me agreguem de alguma forma, que me tragam conteúdo relevante para o meu progresso e que eu sinta verdade no que está sendo postado. Mas estabeleci apenas pequenos blocos do meu dia para navegar nas redes sociais e ficar por dentro do que os perfis que me interessam postaram.


Faça uma limpa nos perfis que você segue no instagram e seja feliz!


O Pulo do Gato!


Acredito que o motivo de ter tornado do 5am club um hábito, foi o fato de colocar equilíbrio nas minhas decisões. Enquanto era algo imposto pelos livros, vídeos e blogs que li, não funcionou porque não estava fazendo algo moldado para o meu perfil. Por isso sugiro que não copiem exatamente a minha rotina se quiserem fazer parte do clube das 5, mas que vocês estabeleçam a própria rotina fazendo o que gostam, aproveitando esse período entre 5 e 8h da manhã.


Vão ter pessoas que ficarão muito felizes de conseguir organizar a casa, arrumar a cama e lavar a louça ouvindo uma música ou podcast, para partir para o trabalho com a sensação de que a vida está mais organizada. Outras ficarão felizes de conseguir brincar com os filhos, ler uma história no livro para eles, outras vão ficar alegres ao correr no parque logo cedo ou estudar. Independente da rotina, o que importa é aproveitar este tempinho da melhor forma possível para que seu dia já comece bem e com uma sensação ótima!


Agora quero deixar para vocês, alguns pontos relevantes e estudos sobre o 5am club:


1. Ajuda a combater a depressão e evita pensamentos negativos

Um estudo publicado na NCBI (National Center for Biotechnology Information), mostrou que pessoas que dormem e acordam muito tarde estão mais propensas a ter pensamentos negativos, mal humor e consequentemente depressão comparadas àquelas que são “diurnas”.


Pessoas que acordam tarde, geralmente vivem com pressa para recuperar o tempo que perdeu e tem uma sensação de ter menos controle das coisas ao seu redor. Não são todas, obviamente, mas significa que acordar cedo te dá possibilidades maiores de se sentir mais leve.


2. Aproveitar a paz e o silêncio

Já tentou meditar enquanto a cidade já está um caos, ônibus, caminhões e motos passando, ou em casa, crianças acordadas, marido te chamando. Bem complicado, não?

Como todos estão dormindo, você vai ter um ambiente silencioso e tranquilo só para você e além de meditar e refletir sobre a vida, poderá estudar e ler um livro de forma muito mais concentrada.


3. Planejar o seu dia e aumentar a produtividade

Você vai conseguir estabelecer as prioridades do seu dia e se organizar melhor. Ao invés de realizar tarefas urgentes, conseguirá focar primeiro nas mais importantes.


4. Ver o sol nascer

Sentir seu dia começando, com um lindo nascer do sol traz uma energia positiva que revigora qualquer pessoa.


5. Se sentir descansado

Após virar um hábito de fato, você perceberá que ao dormir à 21 ou 22h no máximo e acordar à 5h, seu corpo e sua mente estarão descansados e prontos para começar o dia.

De acordo com o Ritmo Circadiano que, resumindo, é o ciclo biológico do corpo durante as 24 horas do dia, o melhor horário para dormir é às 22h pois segundo o mesmo, nosso sono é influenciado pelas temperaturas do dia, presença de luz, etc. Os principais hormônios relacionados ao sono são a melatonina e o cortisol. Quando funcionam corretamente a liberação de melatonina ocorre em oposição a luz do sol, e mais reparador será o seu sono.


6. Ter a sensação de estar vários passos a frente do mundo

Enquanto você já fez tantas tarefas, as outras pessoas ainda estão dormindo. Você vai se sentir muito a frente, com uma sensação de que está sendo muito mais competente na realização das suas tarefas e te dará ainda mais energia. Essa sensação é incrível!


7. Você atrairá sucesso e positividade

Como você terá essa sensação de produtividade e realizações, consequentemente espalhará felicidade e alegria à todos ao seu redor sem mesmo perceber. E positividade atrai e gera positividade, é a lei da atração. Com isso o sucesso estará cada vez mais perto em cada objetivo da sua vida, pode acreditar!


Para quem quiser se aprofundar no assunto, o 5am club foi criado pelo canadense Robin Sharma, conhecido pelo best-seller “O Monge que vendeu sua Ferrari” e pelo seu livro mais recente “O Líder sem status“, em 2007, foi eleito por uma pesquisa independente entre pessoas da área de negócios como o guru de liderança mais influente do mundo.



Para o autor Robin, devemos dedicar a primeira hora das nossas manhãs para fazermos 20 minutos de exercícios, 20 minutos para planejarmos nosso dia, nossas metas e sonhos e 20 minutos estudando ou aprendendo algo. E para que essa rotina se torne algo automático devemos repetí-la por 66 dias seguidos.


Já o livro O Milagre da Manhã, do autor Hal Elrod, na minha opinião vai um pouco mais além, desmitificando a crença limitante “eu não sou uma pessoa matinal” e agrega uma rotina da manhã baseada em silêncio, afirmações, visualização, exercícios, leitura e escrita para ajudar no desenvolvimento desse novo hábito. Vale a pena ler, fazer os exercícios propostos e depois adaptar para o seu perfil.


Dicas extras para conseguir vencer as primeiras semanas!


Coloque o despertador bem longe de você se puder, assim você precisará ir até ele para desligar!


Se não for possível, programe em torno de 3 horários diferentes de 3 em 3 minutos. Exemplo: 5:00, 5:03 e 5:06. Assim caso você aperte a função Soneca, logo despertará de novo para te forçar a levantar!


Tome um banho ou se troque logo ao levantar, assim você não sentirá vontade de deitar novamente.


E não esqueça de se desconectar do celular e computador, baixar a luz uma hora antes de dormir pelo menos para o seu cérebro entender que é hora de pegar no sono.

Ler um livro com história calma ou meditar ajuda bastante nessa hora!


E aí vai aderir também ao 5am club?"


Texto de Bruna Dalcin

Instagram: http://instagram.com/comprandomeuape_oficial.

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